Últimas notícias:
  1. Corrida Carnaval
  2. Meia de Lisboa
  3. Meia de Viana
  4. Águas de Gaia
  5. Meia Famalicão

História

A FUNDAÇÃO E OS PRIMEIROS ANOS

O Grupo Desportivo Leões da Agra foi fundado a 05 de Outubro de 1968, por iniciativa de um grupo de jovens, oriundos da Travessa da Agra e arredores, com gostos clubísticos diferenciados, que se reuniam no café Fernando Alpoim.

Os gostos clubísticos de cada um não foram obstáculo à criação do tão ambicionado clube. Como a maioria era afeta ao Benfica, escolheram para cor das camisolas o vermelho, calções brancos e meias vermelhas. A seguir, em número, eram os afetos ao Porto que decidiram que as camisolas originais deveriam ter listas azuis, os calções também e as meias poderiam ser azuis com faixa vermelha, ou vermelha com faixa azul. Por fim os afetos ao Sporting que, como não tinham muitas alternativas, escolheram o Leões para o nome do clube. Quanto ao equipamento alternativo, por acordo de todos, foi deliberado que fosse amarelo, com listas e calções verdes e as meias fossem amarelas com faixa verde ou verdes com faixa amarela.

Nos primeiros anos o clube participou em vários Torneios Populares. Para angariar fundos os próprios atletas pagavam uma quota, porque nesse tempo os atletas para jogarem pagavam. De forma a limitar as despesas, os atletas levavam os equipamentos para as suas casas para os lavar e tratar para o jogo seguinte.

Foi assim, com este espírito, que o Grupo se desenvolveu e o êxito alcançado lançou-o para outros voos.

 

A FILIAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO PORTO

Depois de vários anos como populares, decidiu a direção daquela altura, em 1977, filiar o clube na Associação de Futebol do Porto, para participar no então denominado “Campeonato Distrital de Futebol Amador”. Logo no terceiro ano foram campeões, na época de 1979/1980.

Mais tarde e devido ao aumento do número das equipas inscritas, o campeonato foi dividido em Divisão de Honra e Primeira Divisão. Como era uma equipa do meio da tabela para cima, o Grupo Desportivo Leões da Agra foi colocado na Divisão de Honra.

Nos anos seguintes esteve sempre a lutar pelo topo e conseguiu ganhar o campeonato em 1997/1998, para a seguir conseguir ser tricampeão, em 1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002.

Na época 2000/2001 até conseguiu bater o recorde de maior número de jogos seguidos só com vitórias (27 jogos) e entrar para o Guinness Book Of World Records.

 

OS ANOS MAIS RECENTES

Devido ao excessivo custo de inscrição da equipa e dos atletas na A. F. do Porto, aliado à falta de apoios financeiros, como os patrocínios das empresas que nessa altura apoiavam o clube e dos apoios da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, decidiu-se acabar com o futebol e apostar na equipa de Futsal Veteranos que entretanto se tinha constituído e inscrito na A. F. do Porto.

Como ano após ano não deixavam de aumentar os custos com as inscrições, foi também decidido abandonar a A. F. do Porto e inscrever a equipa de Futsal no campeonato da Fundação Inatel, onde ainda hoje se mantém em atividade.

Em 2006 foi criada uma secção de bilhar, entretanto desaparecida, e que teve o seu ponto mais alto na época de 2010/2011, ano em que foi Campeão Nacional da 2ª divisão de Carambola às três tabelas.

Em 2014 foi criada a secção sénior e veterana de atletismo que ainda se mantém.